MARAvilhosa GABRILLI

(Talvez esse título seja meio brega – não sou muito boa de títulos: os títulos dos dois outros textos foram dados pelo Gleney, pronto, confessei!!). Mas a Mara é mesmo maravilhosa!! Então esse é o título escolhido.)

mara gabrilliLogo que surgiu a idéia da V.I.D.A.S, uma das primeiras pessoas que pensei em procurar foi a Mara Gabrilli**, já que sabia que ela tinha sido aluna do Band. E lá fui eu mandar um email para agendar um horário: isso em novembro de 2009, e consegui um horário para março de 2010.

No mesmo dia que enviei o email já recebi a resposta das assessoras da Mara, me convidando para ir ao gabinete conversar com elas ainda em 2009, pegar material, ir adiantando as coisas antes de março. E nesse mesmo dia, à noite, a Mara me escreveu pessoalmente dizendo que “adoraria coloborar com a minha ong” e pedindo desculpas por só ter um horário em março. Pra mim, que acredito e invisto em primeira impressão, a marca foi forte. Em dezembro fui ao gabinete conversar com a Aline Morais (não, não é a da novela), responsável pelas Relações Institucionais do gabinete da Mara, e com a Ariana Chediak, do Instituto Mara Gabrilli. E a agradabilíssima conversa foi também uma aula. Aprendi demais, tomei várias decisões naquele dia mesmo, decisões essas que mudaram um pouco o rumo inicial da V.I.D.A.S. Mudaram pra muito melhor!!

E o dia 18 de março de 2010 chegou. Confesso que estava apreensiva, preocupada em passar a todos a ótima primeira impressão que eles tinham causado em mim. O Breno Siviero, queridíssimo ex-aluno do Band, delegado do diretório do PSDB do Jardim Paulista, membro da juventude tucana, e grande coolaborador da V.I.D.A.S., foi comigo. E toda a minha apreensão passou nos primeiros segundos, quando a Mara me recebeu com um delicioso sorriso e me acolheu com uma simpatia contagiante. Sem se mexer, literalmente, ela iluminou o ambiente, preencheu cada centímetro daquela sala, me encantou. Que exemplo, que simplicidade, que força, que prazer, adorei! Ela visitará o Band em breve, “pra matar a saudade”, segundo ela, e também disse que viria acompanhar as atividades da VIDAS em um sábado. Que honra!! Saí de lá muito feliz, energizada, forte, pronta pra qualquer desafio.

O início da coluna “Páginas Vermelhas”, da edição 53 da Revista TPM, descreve muito bem quem é a Mara: “Aos 26 anos ela ficou tetraplégica. Desde então, não parou mais de se mexer. A história de Mara Gabrilli poderia ser apenas inspiradora. Mas talvez seja mais do que isso. Talvez ela nos mostre que sentir dor, e dar ao sofrimento uma cadeira cativa na sala de nossas emoções, possa ser uma das melhores coisas da vida.”

** Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, colunista de revista, empreendedora social, ex-secretária municipal e vereadora na Câmara de São Paulo. Ela tem hoje 42 anos e ficou tetraplégica em 1994 por causa de um acidente que quase lhe custou a vida. Fundou, em 1997, a ONG Projeto Próximo Passo para promover pesquisas para cura de paralisias, promoção do Desenho Universal e atletas com deficiência. Hoje chamado Instituto Mara Gabrilli, tem a PPP como um de seus braços apoiando 90 atletas. No âmbito político, Mara foi a primeira secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (2005/2007) da cidade de São Paulo . Em atuação na Câmara Municipal de São Paulo desde fevereiro de 2007, foi a segunda melhor avaliada entre os 55 vereadores paulistanos, por estudo da ONG Voto Consciente. No quesito Coerência – o cumprimento das propostas feitas na campanha – teve a maior nota: 9,53. Em 2008 foi reeleita com 79.912 votos, sendo a mulher mais votada do Brasil e a quinta entre os 55 vereadores paulistanos.

Mara Gabrilli escreve uma coluna mensal para a revista TPM há oito anos, cujas 50 melhores crônicas foram reunidas no livro Íntima Desordem – os melhores textos na TPM (editoras Arx e Versar). Além da TPM, mantém outra coluna na revista Sentidos (editora Escala). Mara ainda foi consultora do livro Vai encarar? – A nação (quase) invisível das pessoas com deficiência (editora Melhoramentos), de Claudia Matarazzo, e colaborou com o capítulo: “Educação para Todos: uma questão de direitos humanos” no livro Educação 2010 – as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores (Humana Editorial).

Comanda, desde abril de 2007, o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Eldorado AM e lançou em janeiro de 2010 o Momento Terceiro Setor na rádio Trianon AM. Em reconhecimento a seu trabalho social, político, científico e, sobretudo humanista, Mara Gabrilli foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, um dos Cem Brasileiros Mais Influentes (2008) das revistas Isto É e Época, e foi finalista do Prêmio Claudia 2008 na categoria Políticas Públicas. (www.maragabrilli.com.br)

Leave a comment