Matéria sobre a V.I.D.A.S. no site do Band

por Isaac Cattan

“Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos”. A frase do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano é o lema da recém fundada ONG V.I.D.A.S. (Vivência e Inclusão da Pessoa com Deficiência através de Atividades e Sensibilização).

A ONG, fundada por iniciativa da Professora Patrícia Goloni, da Cadeira de Língua Inglesa, tem como objetivo socializar crianças e jovens com deficiência física por meio  da prática esportiva adaptada. A experiência de Patrícia como mãe de Gabriel, menino portador de deficiência, e seu amor ao esporte, convergiram e desembocaram na criação da ONG.

A professora conta que, até os oito anos, seu filho tinha sessões de terapia ocupacional em casa. Mas, com o tempo, ela percebeu a necessidade de o garoto se relacionar e conhecer a realidade de jovens com deficiências como a dele. Com a falta de locais adequados em São Paulo para que ele praticasse esportes, algo que Patrícia acredita ser uma atividade positiva pelas noções de coletivo e disciplina, nasceu a ideia da ONG.

A relação de 21 anos de Patrícia com o Band possibilitou que o Colégio entrasse como parceiro, cedendo quadras poliesportivas e outros espaços destinados às atividades, que ocorrerão nas tardes de sábado. Além disso, vários professores e alunos já aderiram ao projeto, e vão colaborar voluntariamente de acordo com suas possibilidades e conhecimentos. “O carinho e a recepção sincera do projeto pelos professores tem um valor inestimável”, comemora Patrícia.

Os interessados passaram por uma capacitação no dia 27 de fevereiro, e iniciaram seus trabalhos no dia 6 de março, sábado.
Patrícia conta que a maior fonte de aprendizado sobre a realidade das pessoas com deficiência foi a sua própria experiência familiar. E sintetiza a filosofia que regerá o dia-a-dia da ONG: “O esporte, para nós, não é a finalidade do trabalho. Mas é um meio para a socialização entre os jovens e uma fonte de força para que atinjam seus objetivos”.

Leave a comment