Quem somos

A VIDAS, fundada em março de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, com titularidade de OSCIP.

A VIDAS foi criada para proporcionar a criança e adolescente com deficiência física, oportunidades de socialização e desenvolvimento, por meio da prática de atividade física, esportiva, de convivência e de lazer, visando formar cidadãos independentes e integrados.

Mas também pensamos nos pais e familiares. A eles oferecemos oportunidades de sensibilização e convivência, tais como oficinas de artesanato, teatro, música, aulas de yoga e expressão corporal, grupos de discussão e trocas de experiência, palestras, e várias outras atividades.

 

A VIDAS nasceu…

… diante da dificuldade de uma mãe, Patrícia Goloni Lolo, em achar um local adequado para que seu filho Gabriel, que é cadeirante, praticasse esportes.

… por saber o quanto a convivência social é importante na formação do indivíduo.

… por acreditar no esporte como agente transformador e potencializador das várias capacidades humanas.

 

As atividades da VIDAS são realizadas aos sábados, das 9h30 às 13h.

 

Staffquem_somos

Presidente: Patrícia Goloni Lolo

Vice-Presidente: Barbara de Rezende Ribeiro Venceslau

Diretor Executivo: José Machado Sarri

Conselho fiscal: Luciene da Silva dos Santos, Eleusa Mirian Da Silva Mendonça e Valdemir Alves da Silva

 

 

Nossos Projetos

siteProjeto Convivência Esportiva

  • Voltado a crianças e adolescentes (entre 5 e 18 anos) com deficiências físicas.
  • São oferecidas atividades físicas, esportivas, de convivência e de lazer.
  • Não há um foco esportivo específico: o esporte não é nesse momento a finalidade do trabalho. A bola para nós não é um fim e sim um meio.
  • As atividades são desenvolvidas a partir de uma abordagem lúdica respeitando a idade, o interesse e a necessidade individual de cada participante.
  • Durante o desenvolvimento das atividades, os participantes recebem supervisão, auxílio e/ou apoio de um grupo de voluntários,  supervisionado e orientado pela equipe técnica do Projeto.
  • A equipe é composta por profissionais de educação física, fisioterapia, pedagogia e psicologia.

Projeto Sensibilização

IMG_9161

Nossos adolescentes-voluntários agem como cuidadores das crianças especiais, ficando lado a lado com cada uma delas, o que possibilita que várias deficiências participem de um trabalho conjunto e simultâneo. Para tal função, receberam treinamento e capacitação, e estão sob supervisão e orientação constante da equipe do projeto.

Nossa vivência coloca os participantes em contato com nossos voluntários promovendo assim uma sensibilização e inclusão advindas do convívio entre pessoas com e sem deficiência, o que possibilita uma transformação do olhar de todos em relação ao diferente. Por meio da capacitação e formação, provenientes do treinamento, do convívio e da experiência, nossos voluntários terão uma postura diferente em relação ao deficiente e se tornarão cidadãos mais conscientes e participativos na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Projeto Família

O P10570556_10204664011579660_5112767648824791372_nrojeto Família proporciona atividades a todos os membros da família por entender que todos necessitam de atenção diferenciada. Promovemos, assim, atividades de sensibilização e convivência, tais como oficinas de artesanato, teatro, música, atividades físicas (alongamento, yoga, recreação com bola…), grupos de discussão e trocas de experiência, palestras e várias outras atividades. Os voluntários desse projeto são especialistas convidados.

 

Projeto MoveMENTE

Atletismo e Treinamento Funcional para crianças e adolescentes com deficiência

Quando? Terças e Quintas, das 9h às 11h

Onde? ADEFAV – Rua Clemente Pereira, 286, próximo ao Metrô Sacomã

Quanto? R$ 185,00/mês