Unidos pelo bem

Por Laura Soares de Freitas

Dia 30 de abril de 2011 com certeza foi um dia marcante para a 3H1. Desde março estávamos pensando em fazer algum tipo de doação de ovos de páscoa… mas como? Onde? E pra quem? Foi num dia deste mesmo mês que veio a Carol com a sugestão de irmos à VIDAS e, além de entregar os ovos, fazermos algum tipo de confraternização para a 3H1, que sempre era vista como extremamente desunida. Unimos o útil ao agradável. Na teoria, porque com certeza a prática foi bem mais que isso.

Mesmo depois de um simulado cansativo, muitos se empenharam na organização de tudo que havíamos planejado. Ainda era cedo, só o Gabriel, filho da Patrícia Goloni Lolo, da teacher, tinha chegado, então surgiu a idéia de jogarmos futebol com ele. Muitas meninas contra poucos meninos… perdemos, mas foi muuuuito divertido. Outras crianças da VIDAS chegaram, começamos a organizar a ‘Caça aos ovos’, e logo logo já estávamos todos brincando juntos. Foi impossível resistir àqueles sorrisos das crianças quando achavam seus  ovos. O Manoel, que estava sendo guiado em sua cadeira de rodas por mim e pela Juliana, ficou tão feliz que até mordeu a embalagem do seu ovo.

Depois da brincadeira, foi a hora de começarmos as atividades. Eu fiquei na pintura, mas, vira e mexe, ia aos outros lugares ver o que estava se passando. Daí até o final foi realmente muito lindo. Muitas concordaram e concordarão: os meninos estavam extremamente fofos como ‘cuidadores’. Refleti muito, e vi que todo mundo tem o seu lado sensível às crianças especiais. Após um certo tempo pintando com a Kelly, que é deficiente auditiva, eu e a Gabriela Carvalho já conseguíamos entender e sermos entendidas. Todo mundo já tinha um entrosamento incrível e isso me fez perceber que não há limites para a comunicação. Vi o Felipe, que é deficiente auditivo e também não fala, pedindo msn e orkut a alguns dos meninos da nossa turma. Como? Escrevendo num papel, simplesmente.

Essa experiência me fez pensar sobre muita coisa. Talvez, a visão que a sociedade tem sobre a deficiência seja equivocada. Crianças assim são freqüentemente mais felizes e agradecidas… elas fazem todos ao redor aprenderem muito! Conviver com elas nos trouxe com certeza um dia muito marcante e só temos a agradecer à VIDAS pela receptividade.

MUITO OBRIGADA!

Lara Deus

Para ver mais fotos dia dia 30, clique aqui

2 Comments

  1. Fábio:

    Por isso que falo e recomendo a todos que estiverem interessados em conhecer a VIDAS, realmente é uma lição de VIDA, cada vez que vou lá, saio mais feliz e mais leve, com outra visão dos problemas do cotidiano. VIVA A VIDAS !!!

  2. Fábio Salgado:

    E o que mais gostei nesse find, é que pude ver mais uma vez o quanto os alunos do Band são solícitos, educados e prestativos… Não vi nenhum reclamando ou que não tivesse interagindo com as crianças… Resumindo: Foi lindo e maravilhoso vê-los com as crianças… Valeu VIDAS, Valeu 3H1. Parabéns pela iniciativa, e voltem sempre…

Leave a comment