Campanha dos anéis de latinha
por Patricia Goloni Lolo
Não é lenda não!!!! Acho que muitos de vocês já ouviram falar que essa história dos anéis de latinha era lenda. Mas não é: a empresa responsável por essa campanha é a Frato Ferramentas (http://www.frato.com.br/institucional_responsabilidade.php), que troca 120 garrafas de 2 litros cheias de anéis de latinha por 1 cadeira de rodas.
Tudo começou com uma iniciativa em maio desse ano do Grêmio do Bandeirantes em apoio à VIDAS. E hoje, dia 3 de setembro, temos 79 garrafas. Nosso objetivo coincide com o objetivo anunciado no site da Frato: despertar nas pessoas o conceito de cidadania, solidariedade e a consciência ambiental.
Uma das melhores “conseqüências” do trabalho com a VIDAS tem sido descobrir as pessoas, seus talentos, sua vontade de ajudar, seu carinho…..acredito que no fundo eu nunca tinha me dado a chance de descobrir as pessoas (mas esse assunto daria um outro texto enorme para o blog….). Tudo o que tenho vivido confirma minha “teoria” de que a maioria das pessoas tem em si um grande desejo de ajudar, de fazer algo pelo próximo, mas falta-lhes a oportunidade. Uma vez que você lhes proporciona essa oportunidade, elas a abraçam com carinho e dedicação. E foi justamente isso que senti durante todo esse 1.o semestre….e com a campanha dos anéis de latinha não foi diferente. Tem sido uma delícia entrar em sala de aula e receber desde garrafas e sacos plásticos cheias de anéis até 1, 2, 3 anéis na palma de carinhosas mãos. Ouvi até dizer que alguns alunos “roubam” alguns anéis da garrafa que sempre fica na cantina para trazê-los pra mim na aula. Mesmo discordando do método, não posso deixar de dar crédito à vontade de querer participar.
E essa vontade de querer participar, tem rendido histórias emocionantes. Quero dividir com vocês uma delas, a história que aconteceu com a família Dantas Valverde, a saber: a querida Prof.a Rosângela de espanhol, Franklin, marido da Rosângela (e meu entrevistador favorito – tudo bem que até hoje, Franklin, você foi meu único entrevistador, mas, mesmo quando eu tiver um monte deles, você vai continuar sendo meu favorito….a primeira entrevista a gente nunca esquece…..), Rodrigo, “figuraça” encantadora da 3H1 e Fernando, que ainda não tive o prazer de conhecer.
Voltando à história…..durante um almoço da família Valverde, a Telma, que trabalha com eles, viu o Franklin retirando o anel de uma latinha e quis saber pra que ele os estava juntando. O Franklin contou a história da VIDAS e da campanha pra ela. A Telma também junta os anéis para vendê-los: a cada 40 garrafas consegue R$ 80,00, o que equivale pra ela a um dia de trabalho. Bem, depois de ouvir do Franklin a respeito da campanha e da VIDAS, ela disse que traria uma das garrafas que havia juntado pois sua irmã também é cadeirante e ela sabe como é tudo difícil. E assim o fez nos dando não só 1, mas 3 de suas garrafas. É isso aí, Telma (cuja foto colocamos aí ao lado), nosso agradecimento especial a você, que nos tocou com sua atitude. Como diz meu querido “São Francisco de Assis”, é dando que se recebe…..que você receba em dobro/triplo/quádruplo…… o carinho e a emoção que você nos deu.
Obrigada a você, Telma, e a todos vocês que estão colaborando com nossa campanha, em especial a Prof.a Sílvia Guitti (difícil traduzir em palavras a admiração que eu tenho pela Sílvia). Um obrigada proporcional ao número de anéis de latinha em cada garrafa.
Junte também anéis de latinha e participe da nossa campanha!!
VIDAS » Blog Archive » Evento “Esporte Solidário” – 05/11, 6.a f, das 19h às 21h, no Band:
[…] rodas a uma pessoa carente (já temos as 120 garrafas pet da Campanha dos Anéis de Latinha – http://www.vidas.org.br/blog/?p=377) – homenagem aos atletas do 3.o ano do Band – homenagem aos nossos alunos-voluntários que foram […]
30 outubro 2010, 6:13 pmPedro Valente:
Bom dia!
Gostaria de saber se voces ainda estao juntando lacres de latas.
Eu tenho varios lacres aqui comigo e estava pensando em me desfazer deles ate o dia 01/10/2011. Se voces ainda precisam de lacres me mandem o endereco de voces por email que eu envio os lacres para voces!!!
Meu email é rusher1983-fordka@yahoo.com.br
21 agosto 2011, 12:03 amManoel Monteiro Cavrches:
SOU PRESIDENTE E TÉCNICO DE UM CLUBE DE MALHA AQUI EM ITU E GOSTARIA DE AJUDAR ALGUMA INSTITUIÇÃO DA MINHA CIDADE DOANDO CADEIRAS DE RODA, PARA ISSO ESTOU ENCHENDO GARRAFAS PETT DE LACRES DE LATINHAS.
2 dezembro 2011, 5:42 pmSÓ GOSTARIA SABER QUANTAS GARRRAFAS CHEIAS É PRECISO
PARA TROCAR COM UMA CADEIRA E ONDE TROCAR.
ESPERANDO UMA RESPOSTA: DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS.
MANOEL MONTEIRO CAVARCHES-ITU-SP-BRASIL.
pgoloni:
Manoel, bom dia!
Para ganhar uma cadeira de rodas é necessário juntar 140 garrafas pet (de 2 litros) com os aneis. Bastante, neh?!
A empresa que faz a campanha e troca os aneis pela cadeira é a Frato: http://www.frato.com.br.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, entre em contato novamente, sim?!
Patricia
9 dezembro 2011, 7:08 ampresidente e fundadora da VIDAS