Reunião – ATENDE
No dia 03 de março, no Colégio Bandeirantes, as mães integrantes do projeto VIDAS estiveram em contato com Fabiana Cristina (coordenadora de eventos), Maria José (coordenadora operacional) e Maurício (motorista), integrantes do Serviço de Atendimento Especial – Atende, podendo assim esclarecer dúvidas quanto ao sistema de transporte que é disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo.
O serviço ATENDE disponibiliza três tipos de atendimento para usuários com problemas severos de mobilidade:
– Atendimento Regular: disponibilizado 5 (cinco) dias da semana, de 2ªa 6ª feira, para até 2 (dois) destinos distintos.
– Atendimento Eventual – disponibilizado 1 (uma) vez mês para consultas médicas e exames, devendo ser solicitado tal serviço com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência.
– Atendimento Eventos – disponibilizado para instituições cadastradas, para eventos específicos. Este serviço é acordado com a ATENDE e a instituição, sendo portanto, um serviço diferente do serviço regular que é agendado diretamente pelo usuário.
A coordenadora Fabiana explicou que o Atendimento EVENTOS foi criado para grupos de usuários, tendo as vans, em geral 6 (seis) bancos.O usuário tem que sair de uma residência previamente indicada, não podendo sair de lugares incertos como pontos, estabelecimentos comerciais, dentre outros. A regra é que haja 1 (um) acompanhante para cada criança. Em situações excepcionais pode haver a necessidade de mais um acompanhante para a criança. Neste caso deve haver uma solicitação, claramente justificada da instituição, que será apreciada e decidida pela ATENDE. As mães que possuírem filhos de até 2 (dois) anos podem também transportá-los no colo, além de acompanhar a criança com necessidades especiais.
O atendimento “EVENTOS” é realizado aos finais de semana, sendo aos sábados até às 18:00 horas e aos domingos até às 17:00 horas.
Em virtude dos problemas relatados pelas mães quanto ao tempo demorado entre os deslocamentos foi esclarecido que não há fixação de tempo máximo dentro das vans, pois o serviço visa atender todos os usuários indicados pela instituição. Ressaltou-se contudo, que é possível o próprio usuário solicitar o atendimento da van REGULAR, tendo como segundo destino na semana o evento de que ele participará.
O serviço ATENDE é disponibilizado somente no Município de São Paulo, não estando disponível para usuários e eventos em outros Municípios.
CANCELAMENTO DO SERVIÇO:
O atendimento regular pode ser cancelado pelo tel. 0800-155234 das 7:00 às 19:00 hs.
O cancelamento do atendimento eventos deve ser feito pela instituição (VIDAS) – ou seja: as mães devem avisar com antecedência ao representante da ONG e então a ONG comunica o cancelamento ao ATENDE pelo tel. 2796-3299, das 5:00 às 22:00 hs.
A instituição que utiliza o serviço Eventos deve encaminhar a lista dos usuários a serem atendidos com no mínimo 7 (sete) dias de antecedência do evento. Em períodos de tempo muito curtos não há possibilidade de cancelamento, nesta hipótese, o motorista irá se dirigir ao endereço indicado mesmo que o usuário não precise mais do serviço, o que acaba acarretando atrasos e o mau uso do serviço disponibilizado. Deve-se, portanto, buscar uma melhor programação dos usuários de modo a, com antecedência, avisarem a instituição sobre seu não comparecimento em determinada data, evitando assim prejuízo ao serviço disponibilizado, aos demais usuários e inclusive a instituição que pode ser penalizada pelo excessivo número de faltas.
Alessandra Aires
Leave a comment