Arquivo para setembro 2012

Toque e manchete

Este sábado, dia 22, além de ser o dia da inclusão, foi também o aniversário da Fabi, mãe da Bia, integrante do grupo VIDAS.
Como sempre, após a chegada no Colégio Bandeirantes, os pais foram para uma sala realizar atividades e as crianças para a quadra brincar com nossos voluntários.
Na sala dos pais, teve uma atividade que deixou muitos emocionados, o psicodrama, onde as pais contam sobre sua vida pessoal. Enquanto isso, as crianças que tem maiores dificuldades motoras foram para uma sala, chamada sala sensorial, e fizeram alongamentos e realizaram diversos exercícios de toque pelo corpo com ajuda dos alunos. Já as crianças da quadra, jogaram vôlei e aprenderam a fazer manchete e passe!
Depois de um tempo, todas as crianças se juntaram para uma integração para simbolizar o dia nacional da inclusão. Eles ficaram brincando de corre cotia enquanto aguardavam a surpresa das professoras – um circuito de atividades onde puderam explorar várias  experiências corporais através de brinquedos, como skate, patinete, bola, bambolê, túnel e blocos de montar.
Hoje foi um dia de superação para todos! Vários objetivos foram alcançados graças a ajuda dos voluntários e o progresso das crianças, por exemplo: Natalie, que tem paralisia cerebral, conseguiu sentar-se no chão sem apoio e andar de skate, coisas que nunca haviam sido feitas antes e Murillo, que tem autismo e sente muita dificuldade de conviver em grupo, passou o dia tranquilo com os demais colegas. Todos os esforços foram acompanhados de risadas e brincadeiras.
Com o fim das atividades, as crianças se encontraram com seus pais e tiveram um delicioso lanchinho.  Assim mais um dia de VIDAS acabou…
Até sábado que vem,

Giovanna Cobas Pedreira

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Sábado na FGV

Sábado na quadra da Fundação Getúlio Vargas. O Interband impede, temporariamente, que as atividades da V.I.D.A.S. aconteçam nas dependências do Colégio Bandeirantes.

O dia começa com um café da manhã para as crianças e os voluntários e, logo, todos – inclusive os pais – estão sentados no centro da quadra para a aula de alongamento da professora Daiana. Alguns têm mais dificuldades que outros, mas a maioria parece interessada em tentar cada um dos exercícios propostos.
A atividade seguinte é uma brincadeira de mímica: sorteia-se um nome e alguém vai ao centro da roda representar, enquanto os outros tentam adivinhar quem está sendo imitado. A professora Ruth esclarece a intenção da brincadeira: mostrar que as crianças não são – e não devem ser – reconhecidas apenas por suas deficiências. “A Duda não apenas se rasteja; ela é sorridente. O Gabriel não só é cadeirante; ele tem sentimentos.”, explica.
A queimada coloca mães e crianças de um lado da quadra e os voluntários do outro. Cássia e Gabriel Hotta são os primeiros voluntários a serem queimados pela equipe adversária, e passam para o seu lado da quadra. Bia senta-se na arquibancada, ao lado da mesa de café da manhã ainda posta – assustou-se com os gritos de comemoração das outras crianças ao queimarem os voluntários com a bola. Um tempo depois, se acalma, e volta a brincar com a mãe e os outros.
Mais tarde, após uma pausa para descanso, as crianças brincam de “Ache sua mãe”. Com os olhos vendados, cada uma deve procurar a sua na fila de mães que se formou, através do tato. O que se vê é um jogo de estimulação de sentido, que resulta em vários momentos emocionantes – a maioria, abraços entre mães e filhos quando eles as reconhecem (mesmo que nem sempre na primeira tentativa).
A manhã, por fim, acaba com um quiz de conhecimentos gerais e “conhecimentos V.I.D.A.S.”.  Todos estão sorrindo.
José Henrique Ballini Luiz

Passeio ao parque!

No dia 25 de agosto,  nossas atividades foram realizadas no parque Ibirapuera. Enquanto as famílias realizavam  psicodrama ao ar livre, as crianças fizeram uma caminhada e brincaram no parquinho, o dia bonito, com sol e poucas nuvens, colaborou bastante.

Tudo acabou com um grande piquenique com participantes, famílias, voluntários e equipe!

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