Esse é pra você, Gabriel
atividades do dia 29 de maio
por Patricia Goloni Lolo
Ontem no lanchinho da VIDAS fizemos a comemoração do aniversário do Gabriel. 9 anos!! Não posso dizer, como talvez muitas mães o fariam, que o dia 30 de maio de 2001 foi o dia mais feliz da minha vida. Definitivamente não foi. Foi talvez um dos piores.
Somente desespero e muitas lágrimas rolaram no dia 30 de maio de 2001, por saber que o Gabriel poderia nascer naquele dia, às 27 semanas de gestação, porque minha bolsa havia se rompido. Às 18h35, com 1,250kg, ele nasceu. Foram 66 dias de UTI neo-natal, muito sofrimento, muita dor, muita incerteza…e uma única certeza: haveria ao menos 1 seqüela.
Então, não tenho muito para comemorar em relação ao 30 de maio, mas tenho muitas coisas pra comemorar desde então. A batalha não foi fácil – eu poderia ter uma visão romântica da maternidade e dizer o politicamente correto….que é maravilhoso ter um filho especial, que tinha que ser assim, que só acontece com os fortes…blá, blá, blá. Mas sempre fui realista nesses 9 anos. Não é nada fácil, já fiz muita besteira, já escolhi caminhos errados, não sei se mais acertei ou mais errei, discordo de muitos dos comportamentos e atitudes do Gabriel, talvez eu não seja uma super-mãe – ou a mãe que ele desejou ter – mas eu sou a única mãe que ele tem, ele é meu único filho…então procuramos transformar nosso grande amor em respeito e em uma forma de tirar o melhor de tudo isso e aprendermos com nossa realidade. Sei que, certo ou errado, estou sempre tentando fazer o meu melhor, com dignidade, respeito e humildade, e talvez seja exatamente essa a maior lição de vida que eu queira deixar pro Gabriel.
Hoje acho que vivemos nosso melhor momento. Em 9 anos, nunca tive nenhum tipo de revolta, mas sempre me perguntei “o que é que Deus quer me dizer com tudo isso, o que é que Ele quer que eu aprenda?” E eu não tinha achado, nunca soube qual era a resposta…até novembro de 2009. Acho que a VIDAS é a resposta. Acho que é isso que Ele quer que eu faça, acho que essa é minha missão.
Assim, meu filho, parabéns pelo seu aniversário, obrigada por ter me ajudado a achar minha missão na vida, obrigada por ter me tornado uma pessoa melhor. De todos os seus aniversários, o de ontem talvez tenha sido o mais simples, mas sei que também foi o mais singelo, o mais verdadeiro, o de maior significado. Foi quando eu me senti mais sua mãe do que nunca. Te amo!!!
para ver mais fotos das atividades do dia 29 de maio, clique aqui