Arquivo para abril 2010

“Feche os olhos, e ‘sinta’ o barulho”

por Anna Gabriela de Oliveira e Isabela Tacollini

24_04Podem até julgar nossa falta de criatividade, mas vamos começar, como sempre, com o tempo: nublado, mas, é claro, isso não impediu a animação dos voluntários e, principalmente, das crianças.

Animadíssimas, começaram as atividades com o pega-pega, clássico e querido. Daí, veio corrida em percurso, tudo adaptado, claro, já que a primeira rodada foi engatinhando e a segunda, rolando. Teve, pra completar, um basquete com bambolê como cestas e bolas grandes e infláveis.

Enquanto isso, na atividade com os pais, nosso velho amigo Kleber Mazziero, aquele meio desparafusado, liderou a oficina de teatro que, nesse sábado, foi sobre música. Falaram sobre a influência da música, sua importância, tudo acompanhado de pequenas melodias que Kleber improvisava no seu teclado. Criaram, ainda, músicas para momentos específicos do dia, como para ajudar a criança a dormir.

O lanche foi cheio de bolachas e sanduíches, deliciosos, é bom acrescentar, doados por alunos do Colégio Bandeirantes.

Depois dos comes e bebes, os adultos voltaram para oficina de teatro, onde terminaram de produzir melodias originais, duas canções de ninar: uma para o filho de uma das participantes, Nicolas, e a outra para uma das voluntárias, Isabela.

Já as crianças tiveram outra rodada de basquete, dessa vez com as bolas do jogo mesmo e uma corrida de cadeira de rodas. Depois, tiveram uma brincadeira com uma bola especial, que faz barulho, para que uma das participantes, Giulia, que é deficiente visual, pudesse participar. Para terminar com as atividades físicas, o jogo dos 4 gols. Já passava das 4 da tarde, mas as a energia das crianças parecia interminável.IMG_2316

Também tivemos novos participantes e voluntários! Parece que toda semana chega gente nova – é emocionante ver como o projeto está crescendo.

No próximo sábado, por ser feriado, não haverá atividades, mas esperamos todos no dia 08 de maio, que trará uma surpresa pras mães! Com sorte, teremos um dia de sol!

Vídeo das nossas atividades

A produção foi totalmente caseira, mas o carinho com que foi feita foi inversamente proporcional ao nosso talento como video makers. O Plínio, meu pai (LINDO!!!) fez a filmagem, o Gleney (LINDO!!!) escolheu a música, e eu fiz a edição. Esperamos que vocês gostem!!

Rumo à Reatech

por Carolina Tonet Arcas

Bambolês coloridos, coletes, cones e colchonetes, todos espalhados pelo ginásio. Crianças e voluntários brincam e se divertem nesse belo sábado de sol. Mais um sábado de V.I.D.A.S.

DSC05338A primeira atividade de hoje foi um circuito que envolvia cones, trampolins, bambolês e cordas, antecedido por um aquecimento. Logo depois foram realizadas dois tipos de queimada, a normal, onde uns queimam os outros com a bola, e a tripé, onde existem duas equipes, a azul e a verde, que tentam derrubar o cone da outra. A primeira equipe a fazer ponto foi a azul. Foi então que a equipe verde achou uma solução simples para não perder mais: resolveram segurar o cone para ele não cair. Com essa estratégia, fizeram um ponto e empataram o jogo. A última atividade antes do lanche da tarde foi o futebol. No gol do time verde estava o Gabriel e no do time azul, Guilherme. O jogo foi muito disputado, terminando com um empate.

Na quadra descoberta, a professora de educação física Daniela, a professora de química Isa e o ajudante Felipe Landim divertiam os pais com uma série de brincadeiras, tais como o “jogo dos 10 passos”, “ameba” e “queimada”. 17Difícil dizer se os pais suaram mais, ou se divertiram mais…

Depois do delicioso lanche da tarde – leia-se aí sorvete, sanduíches, muito papo e integração – o grupo foi à Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a Reatech, que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes. Uma grande aventura: o grupo foi de metrô e os desafios – buracos nas calçadas, escadas rolantes, entrada e saída dos trens – foram parte do aprendizado. Sábado que vem tem mais!!

Com o apoio dos pais, a ONG V.I.D.A.S. trilha novos caminhos

por Vivian Costa

blog2

O sábado foi repleto de atividades no Colégio o Bandeirantes. Na quadra, a criançada se divertia e conhecia uma nova turma de voluntários que chegou cheia de vontade de ajudar e não faltou entrosamento no basquete, futebol e handebol. Além da vivência esportiva, os participantes tiveram atividades como  treino de equilíbrio na corda e no banco e alongamento.

CIMG6135

Certos de que seus filhos estavam muito bem cuidados, os pais puderam aproveitar para relaxar e deixaram a imaginação fluir na oficina de pintura em tela. Sob a orientação da artista plástica e professora do Bandeirantes, Gisele Ottoboni, os familiares produziram verdadeiras obras de arte. “Cria uma ideia e vai” foi o ponto de partida dado pela Gisele para uma tarde cheia de descobertas, já que a maioria não tinha muita familiaridade com os pincéis e tintas. Além de fazer arte, o pessoal aproveitou para conversar e dar boas risadas.

E ainda teve um lanche delicioso no final da tarde! Muitos hot dogs, brigadeiros e outros docinhos foram devorados pra repor as energias da galera, e com todo mundo reunido as comidinhas ficaram ainda mais gostosas.

blog3Quem achava que as atividades terminavam por aí, se enganou. Depois do lanche, as crianças voltaram para a quadra enquanto os pais foram para uma reunião com a presidente da V.I.D.A.S., Patrícia Goloni Lolo, onde puderam trocar experiências, conhecer melhor o projeto e definir os próximos passos da V.I.D.A.S. As opiniões e o conhecimento de cada um só enriquecem o projeto, que já tem ótimas novidades: neste sábado, está agendada uma visita em grupo à REATECH (www.reatech.tmp.br), após o horário das atividades normais da ONG. Quem não conhecia a feira já ficou por dentro do que vai acontecer no final de semana e estamos todos ansiosos pelo próximo sábado!